Minha história


MINHA TRAJETÓRIA...




 
  Sou Josi Campos, professora de Educação Infantil há sete anos e a minha trajetória no universo da maternidade ativa iniciou-se em 2010. Neste ano, trabalhava como professora de berçário. A fim de desenvolver um trabalho com as mães da minha turma busquei a formação em Shantala. Porém, além deste rico aprendizado, descobri este universo e me formei também como Educadora Perinatal e Doula no GAMA (Grupo de Apoio a Maternidade Ativa). 


  Realizar este curso foi maravilhoso para mim, pois além da aprendizagem, tive a oportunidade de renascer pessoalmente e profissionalmente. Descobri um mundo novo: a maternidade ativa. Uma outra possibilidade de gestar e parir, muito além do método tradicional. A partir deste momento decidi fazer disso a minha profissão.


  Hoje, sou estudante de Obstetrícia na Universidade de São Paulo (USP), ativista e apaixonada pelo curso. E trabalho como Educadora Perinatal , Doula e com formação em Shantala. Estou concluindo a formação em Hatha Yoga e sou colaboradora no Pré-Natal Antroposófico da Unifesp. E estou iniciando formação em Terapeuta Corporal e Naturopata.
Também faço parte da equipe do espaço Commadre.
 Continuo trilhando este caminho me aperfeiçoando através de cursos, leituras, trocas de experiências, vivências, na busca de conhecimento a fim de construir o meu conceito crítico, baseado em evidências, e reflexivo sobre maternidade ativa.




GESTAR


  Gestar é um projeto que incentiva a autonomia das mulheres em relação aos seus corpos e partos. Que apoia a escolha que elas fazem da maneira como desejam gestar e parir seus filhos. Escolha segura e consciente, pautada pelo desejo, pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde e também pelo conhecimento e pelas evidências científicas.
 
  Principalmente promover uma assistência humanizada que alie técnica, ciência, amor, cuidado, respeito, diálogo e acolhimento na relação com as mulheres, com seus parceiros e com os familiares. Nas práticas, antes, durante e após o gestar, o parto e o nascimento.

  Neste blog proponho promover atitudes e ações ativas, saudáveis e conscientes de maternidade. Devolver às mulheres o protagonismo nesta cena tão única e importante de suas vidas. A orientação e a informação são passos importantes para a conquista desta autonomia, para que as mulheres possam fazer suas escolhas.

  Também estou aberta ao aprendizado através da troca de experiências e de conhecimento.

"A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro" (Ricardo Herbert Jones- Obstetra).