sábado, 5 de maio de 2012

Dia Internacional da(o) Obstetriz

5 DE MAIO É O DIA INTERNACIONAL DA OBSTRETIZ!


Parabéns a estes profissionais que propõem um novo modelo de assistência à saúde!  


Obstetrizes e o Curso de Obstetricia da Universidade de São Paulo


    A(o) Obstetriz exerce seu trabalho com foco especial na atenção e  na assistência humanizada às mulheres durante a gestação, parto e pós-parto, bem como no gerenciamneto do cuidado, na educação e na promoção da saúde das mulheres, dos recém-nascidos, das famílias e da comunidade.

  Pode exercer seu trabalho de forma autônoma ou integrado a equipes de saúde em maternidades, centros de parto ou casas de parto, ambulatórios, consultórios, unidades de saúde, domicílios ou em qualquer outro tipo de serviço de saúde público ou privado; assim como trabalhar em instituições de ensino e de pesquisa.

O curso de Obstetrícia da EACH-USP

  O curso de Obstetrícia da USP é um curso de graduação de quatro anos e meio, período integral, que se orienta por um modelo de atenção à saúde que prioriza as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Humanização do Cuidado em Saúde. Obstetrizes formadas(os) pela USP estão capacitada(os) para implementar o modelo de atenção integral à saúde da mulher, em especial nos momentos que envolvem a gestação, o parto e o pós-parto, e os relativos à promoção da saúde sexual e reprodutiva.

A relevância da formação de Obstetrizes

  Em alguns países, o acompanhamento da gestação, parto e pós-parto de baixo risco se faz pelas enfermeiras obstétricas e obstetrizes (conhecidas internacionalmente como midwives), dois modelos de formação com o mesmo nível de competência específica. A presença de midwives na assistência à saúde materna e perinatal produz melhorias significativas, além de contribuir na diminuição da morbi-mortalidade de mães e bebês. Por isso, a Organização Mundial da Saúde preconiza a formação e a inserção de grande número de midwives nos sistemas de saúde, que devem reconhecê-las como representantes de uma profissão regulamentada, reconhecida e altamente necessária.

O Brasil precisa de Obstetrizes

  No Brasil, os índices de cesariana na rede pública de saúde estão em torno de de 45-50% e na rede privada chega a 90% , valores muito superiores aos recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Além disso, nosso país apresenta altos índices de mortalidade materna, o que impedirá de alcançar o quinto objetivo de desenvolvimento do milênio.

  Esses são alguns dos fatores que demonstram a precariedade da assistência à saúde da mulher em nosso país. Por este objetivo é fundamental investir na formação de maior número de profissionais devidamente capacitados a auxiliar a melhorar essa situação, entre eles, a (o) obstetriz.

Obstetrizes no Brasil e o amparo da Lei

  A profissão de Obstetriz é regulamentada pela Lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986, pelo Decreto n° 94.406/87 e pela Resolução COFEN n° 223/1999.

Competências Gerais da(o) Obstetriz

- Possuir conhecimentos e habilidades requeridas da saúde pública, das ciências sociais e da ética, que constituem a base do cuidado de alta qualidade, culturalmente apropriado para as mulheres no período reprodutivo, bem como para os recém-nascidos e famílias.
- Proporcionar um cuidado pré-natal de alta qualidade, otimizando a saúde da mulher durante a gravidez, o que inclui detecção precoce, tratamento ou encaminhamento de complicações.
- Fornecer acolhimento, promoção da saúde, educação, aconselhamento e assitência à mulher e família durante a gestação, parto e pós-parto.
- Preservar a normalidade do processo de nascimento e a atenção centrada nas necessidades da mulher.
- Proporcionar durante o parto um cuidade de alta qualidade culturalmente sensível.
- Promover assistência direta ao parto normal de baixo risco; conduzir um parto de modo seguro, garantindo a manutenção da saúde das mulheres e dos recém-nascidos.
- Prevenir, detectar e realizar medidas de emergência nas complicações gerais obstétricas e neonatais, até que ocorra a atenção pela equipe multiprofissional.
- Proporcionar cuidado integral de alta qualidade para o recém-nascido e o lactante saudável.
- Fornecer educação para saúde de alta qualidade e culturalmente sensível, e proporcionar serviços para toda a comunidade no intuito de promover os direitos sexuais e reprodutivos, gestações planejadas, maternidade e paternidade positivas e vida familiar saudável.

Competências específicas da(o) Obstetriz:

- Promover a atenção integral à saúde das mulheres, especialmente no contexto da família e da comunidade.
- Promover assistência direta no pronto atendimento obstétrico, no parto e nascimento, o que inclui o cuidado durante o acompanhamento do trabalho de parto, a realização do parto normal, a assistência no pós-parto, a identificação de intercorrências e tomada de todas as providências necessárias, a execução da assistência obstétrica e neonatal nas situações de emergência, entre outros.

(Fonte: folder do curso de Obstetrícia EACH/USP)


0 comentários: