quinta-feira, 3 de maio de 2012

"Parto Humanizado"

Bom dia a todos!

  Nesta minha trajetória no universo da maternidade ativa, tenho observado muito as pessoas utilizando a expressão "parto humanizado". É claro que sou a favor desta experiência, e acredito que "humanizar" um evento tão simbólico e importante como o nascimento é o passo inicial e crucial para construirmos relações mais humanas de um modo geral: no trânsito, no ônibus, no metrô (ás 7:00 da manhã principalmente, rsrsrs), com todos os seres vivos, etc. É só olharmos com atenção o mundo ao nosso redor para concluirmos o quanto o nosso mundo precisa se humanizar.
  Porém, é preciso muito cuidado para que o ativismo pelo parto humanizado, e me incluo neste grupo, não se torne exclusivo, taxativo, prepotente e elitista.
  Ninguém é dono absoluto da verdade. Não podemos dizer que isso ou aquilo é absolutamente certo ou errado.
  Ao contrário do que observamos na maioria das práticas biomédicas, nossa proposta é oferecer uma assistência acolhedora que venha somar ao modelo vigente. É por meio de nossas práticas, idéias, estudos científicos que mostraremos que é possível fazer diferente. Ou melhor, é preciso. E humanizar não somente o parto, mas todas as relações em saúde.

Fica a proposta para reflexão... aguardo as contribuções e opiniões!

Beijos, Josi Campos

 

2 comentários:

Meninna Rosa disse...

Você é um exemplo lindo de pessoa que não tem medo de sonhar e de viver. Longe? Impossível? Acredito que estas palavras não façam parte do seu vocabulário. E isso é lindo de ver!! Bj no coração.

Claudinha disse...

Oi Josi Querida,

Como amiga e como mãe deixo meu depoimento.
O Parto Humanizado na minha concepção visa o nascimento sem a saída "bruta" do bebê do ambiente acolhedor e provedor que é o ventre materno.
Minimiza a ruptura do cordão umbilical aproximando mãe e filho no segundo seguinte ao nascimento, sem falar dos benefícios que a "descarga" hormonal do processo trás a amamentação. Não se usa anestésico, permitindo a mãe sentir todas as sensações. Diz-se também que a recuperação é rápida.
Durante a minha gestação procurei me informar sobre essa possibilidade, mas segui as orientações do meu obstetra que por ser uma gravidez considerada de risco, embora tudo tenha corrido bem(aos 40 anos) optou pela cesárea.
Faço então minhas as suas palavras: "Porém, é preciso muito cuidado para que o ativismo pelo parto humanizado, e me incluo neste grupo, não se torne exclusivo, taxativo, prepotente e elitista."
Vale ressaltar que também há riscos no Parto Humanizado; minha prima ficou 36H em trabalho de parto. Iniciou com o Humanizado, passou pelo Normal e acabou em Cesárea quando percebeu que o bebê começava a entrar em sofrimento fetal! Sem contar a possibilidade do cordão enrolar, o bebê passar da hora de nascer e fazer coco na barriga da mãe, hemorroidas aflorarem, bexiga cair etc
O que importa é se preparar da melhor forma antes e durante a gestação.Com acompanhamento de médicos competentes e de sua confiança.
A escolha do tipo de parto deve ser de acordo com o histórico da saúde gestacional da paciente.
E novamente concordo com você;... é preciso... humanizar não somente o parto, mas todas as relações.
Embora a cesárea seja menos "acolhedora" que o Parto Humanizado, em nenhum momento deixei de tocar, acalentar sentir o cheiro do meu bebê ou amamentar. E minha recuperação foi excelente !Cicatriz????De um momento único na vida de uma mulher!!!!
Beijos no coração ...
Claudia